sábado, 23 de outubro de 2010

AIRLOCK CASEIRO, como criar um?

  Neste irei ensinar como fazer um Airlock, pois vejo em vários blogs e sites pessoas dizendo que é simples fazer mas acabam ensinam algumas gambiarras e de um jeito simples e fácil o tanto quanto estas, eu fiz um bem bonito e com muita eficiência, pois como o equipamento faz parte da produção da nossa cerveja, acho que também deve ser bem feito.
  O airlock, "trava de ar" em inglês, serve como uma trava para que o oxigênio presente no ar, não tenha contato com a cerveja ainda em fermentação, pois este causa oxidação através de reações químicas, e por outro lado, o gás carbonico gerado pela fermentação deve ser eliminado.

  Para a montagem de um airlock simples, barato e funcional, basta você ter na sua casa estes itens:
- 1 potinho de sal
- 1 caneta bic
- 1 tubinho, ex. tampa de batom , este talvez não na sua casa mas da namorada
- cola

   A parte um pouco mais difícil é furar o fundo do "saleiro", para isso usei a parte de trás de um broca esquentado e dessa forma é possível fazer um furo perfeito, em seguida coloca o  tubo da caneta e cola. abaixo há um vídeo, onde coloquei uma mangueira para conseguir assoprar, simulando a liberação de CO2 do fermentador.

  Espero que tenham gostado, e que seja útil e boas cervejas!!!

9 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelo início de produção! Vou construir um airlock desses para mim! Até mais, abraço.

    http://blackbrewer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Foi o melhor tutorial de como fazer 1 Airlock que vi, com fotos, e video do mesmo funcionando, porém, 1 duvida me surgiu: na ultima foto, aparece 1 especie de "base" (perdoe-me a ignorancia, estou ainda muito recente no assunto). Ela é necessaria para o funcionamento correto do aparato?

    ResponderExcluir
  3. Valeu Claudio pelo comentário, também preciso deixar um no seu, achei muito interessante o post sobre calculos de OG!

    Hiromitsu,

    Valeu pelo comentário, na verdade essa "base" é uma tampa de galão de água que retirei sem cortá-lo e fiz um furo no centro!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo tutorial! Estou começando na arte cervejeira agora, estava pra comprar os airlocks pelo Mercadolivre, 20 reais cada. Hoje gastei 18 reais e fiz 5 aqui...hehe

    ResponderExcluir
  5. Muito legal..Vou fazer! Obrigado e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Mas tem que furar a tampa também para o ar sair, senão ela explode pra cima devido a pressão.

    ResponderExcluir
  7. se eu pudesse eu postava a foto do que eu fiz
    nos dois selos de agua que fiz, eu usei cola epoxi na parte entre a caneta e o saleiro

    danielle, o saleiro já tem por onde sair o sal, e o batom não é colado no fundo, é solto

    ResponderExcluir
  8. na falta do batom, use uma bisnaga de epocler (remédio pra dor de barriga)

    ResponderExcluir