sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Harmonização

    No dia 26, deixamos as cervejas artesanais um pouco de lado e resolvemos fazer algumas harmonizações, entre cervejas e pratos, tanto salgados como doces, pois é prazer enorme harmonizar alimentos com cervejas, e isto é um assunto muito comentado quando o assunto é cerveja artesanal, inclusive é possível ver na maioria dos rótulos das microcervejarias, dicas de harmonizações com cada estilo produzido.

   De entra ainda com o fogão apagado, resolvemos abrir uma Heineken, cerveja de origem Holandesa fundada em em 1863, hoje é a 3ª maior cervejaria do mundo, e muito reconhecido por ser patrocinadora da liga dos Campeõs da UEFA.

Estilo: American Lager
Abv: 5%



   Em seguida, resolvemos abrir uma weizenbock , cerveja produzida com maior quantidade de maltes, dando um teor alcóolico maior e maltes de trigos, além  de maltes escuros, deixando assim, com uma coloração mais escura.
   A cervejaria Erdinger, originária da Alemanha, é a maior cervejaria produtora de cervejas de trigo do Mundo.
   Para acompanhá-la, experimentamos queijos, parmesão e gorgonzola, apesar de acompanhar muito bem também aves e carne de caças.

Estilo: Weizenbock
Abv:  7,3%






Cerveja de Trigo, um dos Estilos preferidos da Tha.

   Na foto acima, a Thaís apreciando essa cerveja, mas não tirou os olhos do fogão, pois o prato principal, já estava ficando pronto.
   Pronto, preparado o prato principal, um Escalope de Filé Mignon, preparado com muito prazer pela Thaís e Angélica, e uma ajudinha minha e do Tiago.


                                                        Para ver a receita clique aqui.

   Como pode ser visto na foto acima, para harmonizar carnes, uma opção foi a London Porter, “A melhor porter do mundo”. É o que costumam dizer a respeito desta bela cerveja, acondicionada numa belíssima garrafa de rótulo marrom, vinho e dourado, como que antecipando os aromas de chocolate e expresso que estariam por vir…
   A London Porter, é produzida pela cervejaria Fuller's, de origem britânica.


Estilo: Porter
Abv: 5,4% 



   Mas neste dia, que para nós ali presente estava sendo especial, pois havia verdadeiras amizades, o que é importantíssimo para uma boa harmonização, não poderia faltar é claro uma cerveja Couple's, neste dia estava presente a 3º produção da Cerveja Couple's, a American Amber Ale, apesar de por utilizar uma quantidade um pouco acima do indicado, acabou ficando um pouco escura demais para o estilo, que deveria ser ambar mas acabou se aproximando muito do marrom, ficando parecida com a Brown Ale.
   Mas independente da cor, ficou muito boa, e agradou muitos paladares.

  Estilo: Amber Ale
  Abv: 5,0 - 5,5%

A espuma ficou Demais
                                                  

A Couple's ficando cada vez melhor.


Tiago segurando a Cerveja a qual participou da produção.


   Bem a esta hora, as coisas estavam ficando cada vez melhor, mas por fim, decidimos partir para os Gran Finales.

   Uma dica, que seria quase uma regra, muita dita pelos apreciadores de cervejas especiais é:
"Para degustar várias cervejas, é necessário seguir uma ordem, partindo das mais fracas, leves, menos amrgas, seguindo sucessivamente para as superiores, caso contrário, se tomassemos uma cerveja complexa logo de cara, as demais teriam seus aromas e sabores cobertos pelos anteriores."

   Levando isso em consideração, deixamos uma Gonzo Imperial Porter, cerveja fabricada pela renomada Flying Dog, cervejaria americana, muito conhecida por seu "exagero" em lúpulos, o que vicia os lupulosmaníacos, incluve eu, o que se faz uma das minhas Favoritas.
   Esta cerveja é realmente complexa, com um aroma de maltes, torrados, com um delicoso amargos de 85 IBU's, principalmente de seu lúpulo aromático Cascade americano.


  Estilo: Imperial Porter
  Abv: 7,8%
  IBU: 85







    E para terminar este noite de harmonização, escolhemos uma Kasteel Rouge, produzida pela cervejaria Brouwerij Van Honsebrouck cerveja ale maturada com frutas, especificamente cereja, o que obviamente traz realmente muito aroma e sabor de cerveja, pode ser apreciada acompanhada de aperitivos ou até uma sobremesa.

  Estilo: Fruit Beer
  Abv: 8%


Harmonizada com sorvete de Creme, com o restinho da garrafa como calda.




  Bem, chegávamos aqui no final de uma deliciosa sexta-feira e já pensando quando seria a próxima harmonização.

   Abraços e em breve teremos mais.

3 comentários:

  1. Parabéns amigos da Couple's Bier,
    Vou sempre para Sorocaba e queria degustar uma breja dos amigos se possivel, veja o valor e me fale....visite minha pagina, ja sou seguidor de seu blog...

    Ein Prosit !!!!

    http://grandecervejeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Grande Cervejeiro, obrigado pelo elegio, o seu blog que é o mááááximo, muito complexo, com muita informação!
    Normalmente fazemos as missas nas quartas feiras, porém, se avisar que vem num final de semana, marcaremos também e levamos nossas crias,

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Com Certeza, vou me Programar e mandarei resposta pelo Paulo do Cervejario...

    Ein Prosit !!!!

    Abraço...

    ResponderExcluir